quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sonhos

Eu tenho sonhos. Sonho com um mundo em que ninguém passe fome, todos tenham o que comer e se fartem de pão, pois há alimento suficiente para todos. Sonho com minha cidade sem moradores de rua, pois todos terão suas casas, suas camas, seu lar. É ruim dormir confortavelmente em sua cama quando você se lembra que muitos tem o teto por estrelas.

Sonho com uma sociedade amorosa, que vê no mendigo um "alguém", um igual em condições diferentes. Sonho com o dia em que nós todos enxerguemos além das roupas sujas e dos olhos tristes e desesperançados.

Sonho com o dia em que as crianças de rua sejam enxergadas, contactadas, acolhidas, cuidadas. Sonho com as crianças do meu país com os seus lares restaurados, com pais amorosos, dispostos a cuidar delas e educá-las da melhor maneira possível. E para isso, não é preciso estudar no melhor colégio ou ter roupa nova cada mês, mas amor, respeito e carinho cultivados no lar, na comunhão da família. Valores como honestidade e bondade não se compram por aí, nem se encontram nos colégios de primeira.

Sonho com a minha cidade sem drogas, com os jovens libertos do vício e da morte prematura. Sonho com suas mães felizes, vendo seus filhos estudando, trabalhando, sonhando em construir uma família e viver uma vida digna e feliz.

Sonho com uma sociedade segura onde se possa andar nas ruas, passear pelas praças a qualquer hora do dia e da noite sem temer mal algum. Sonho com casas sem cercas elétricas, sem câmeras, sem desconfianças. Sonho em dormir todos os dias em paz por saber que todos os meus companheiros nessa jornada também estão usurfruindo de uma vida justa, digna e abençoada como a minha; e também possuem uma cama para, enfim, dormirem igualmente em paz.

Sonho em ver as questões sociais sendo privilegiadas às questões financeiras. Parafraseando Jesus, mais vale uma vida do que o mundo inteiro. Sonho em ver o dinheiro da merenda escolar chegar com qualidade ao seu destino. Sonho em o sistema público de saúde sendo priorizado nas políticas públicas. Sonho em ver políticos consagrados ao seu trabalho e à responsabilidade que lhe foi dada para atender com honestidade às necessidades do povo que os elegeu. Sonho com o dia em que a retidão prevaleça à uma mala cheia de dinheiro, em que os interesses particulares não exterminem a possibilidade da maioria ser beneficiada.

Sonho com um mundo sem cigarro, sem bebidas, sem vícios, sem hábitos nocivos para si e, por consequência, para os outros. Sonho com o dia em que não mais ouviremos notícias de acidentes e mortes por causa de bebedeiras ou drogas. Quero uma sociedade sarada, livre.

Sonho com um mundo em que as diferenças sejam respeitadas e que o senso de igualdade predomine frente às diferentes raças, línguas, cor, credo, opção sexual, posição social e condição financeira. Sonho com o dia em que o bem vestido e o mal trapilho sejam igualmente bem recebidos na igreja, no restaurante, no banco. O dia em que o pobre e o rico terão o mesmo valor frente à justiça, a mim e a você.

"Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração;espera, pois, pelo Senhor." Salmo 27:13, 14

2 comentários:

André Guimarães disse...

Eu sonho tbm...

Thiago disse...

só lembro do sermão do monte.

:* "felizes os que tem fome e sede de justiça"...